quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desabafo

            Programa de cristão moderno, repaginado, conectado aos avanços da nossa era (estou sendo deliberadamente irônica!). Fui conferir, então. Localização nobre, onde podemos desfrutar de um ambiente sofisticado para os sentidos, um mundo de cores, formas e conteúdos diversos e agradáveis. Uma livraria no coração da Aldeota. Pessoas bem vestidas, educadas, inteligentes.
            Sei que aparentemente posso dar a impressão de não gostar dessas coisas, mas, pelo contrário, apenas não as valorizo o suficiente para substituí-las pela gloriosa e amável presença do Pai. No entanto, ali vi que o homem era o foco. Ele, que produz seu próprio conhecimento e cultura, estava bailando à luz do refletor, com seus artifícios de linguagem e posturas. Em conflitos e questionamentos sobre a instituição cristã e as manipulações da fé que não sei se leva a aprofundamentos e restauração mais do que a  uma tentativa de rebaixar o poder do Evangelho a um nível aceitável a cristãos que querem viver nesse mundo com suas consciências tranquilizadas por seus mestres.             
             Pareço rude, mas saí dali vazia. Talvez porque tenha chegado atrasada, não ouvi advogados de Cristo e do Seu Reino, senão pessoas tentando remendar seus próprios erros e enganos..quem sabe estou sendo radical demais, não é mesmo? Mas simplesmente não fui edificada. Não que esperasse palavras proféticas ou manifestações sobrenaturais, não. Mas creio que temos muito mais a compartilhar quando nos retiramos a lugares solitários, longe dos apelos poderosos deste sistema caído (sucesso, reconhecimento, aceitação).  Ali, no ermo, buscando tão somente glória para o Pai, adquirimos sabedoria, conhecimento, resposta, e voltamos para a multidão faminta com alimento que satisfaz à alma. Poder de Deus disponibilizado  para viver e transformar vidas.
             Humanismo, filosofia e toda a capacidade intelectual que o homem possa ter não se compara, como diz Paulo em sua carta aos filipenses, à "sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor". Parece-me, no entanto, que para alguns torna-se enfadonha a tarefa de expor as Escrituras como são...necessária se faz uma reedição, uma atualização para ser cogniscível e louvável para o homem moderno (contudo antigo em sua reiterada natureza pecaminosa).
             "Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas." (Lc 6:26)